Bumba meu boi, a dádiva divina da vida
- Viagens Literárias
- 18 de out. de 2019
- 1 min de leitura
Bumba meu boi ou boi bumbá é uma dança folclórica que teve origem no século XVI. O festival conquistou o Nordeste com muita música, fantasia e uma dança própria. Atualmente o bumba meu boi é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil e até possui seu dia próprio, o dia 30 de junho, conhecido pelo dia nacional do bumba meu boi.

Lenda
Em uma fazenda de gado, todos os bois eram bonitos e chamativos. Entretanto, havia um boi que chamava mais atenção do que os outros: aquele, era o preferido do fazendeiro. Uma vez no entanto, os funcionários foram cuidar do gado e perceberam que esse boi não estava mais lá. O fazendeiro então ordenou uma busca para recuperar seu amado animal. Algum tempo depois o boi foi achado morto nas várzeas de um rio. O fazendeiro e seus funcionários levaram o boi desesperadamente para uma tribo indígena próxima. O pajé da tribo ressuscitou o boi, só que ele estava diferente: o boi estava fantasiado, colorido e com uma estrela na testa. Em forma de comemoração, os integrantes dessa dádiva começaram a dançar e assim a dança foi criada.

Dias atuais
Hoje o boi bumbá é uma das maiores comemorações do Nordeste. Todo ano uma festa enorme é feita, com direito a um boi fantasiado e muita dança.

Ficou curioso? Você pode encontrar mais danças como esta no Viagens Literárias.
Kommentare